sexta-feira, 2 de outubro de 2009

"Porque deixei de ser membro da "única" religião "verdadeira"

O artigo que se segue foi escrito por o autor do livro "Porque deixei de ser membro da "única" religião "verdadeira" ". É apenas um  resumo daquilo que podem encontrar no livro. Podem fazer download do mesmo na barra lateral.
Podem também encontar as reacções a este resumo AQUI

Olá amigos,

Sou Jorge Paulino (de Moçambique, talvez o 1o Moçambicano a se juntar ao Fórum).


Sou buscador da verdade e me parece que eu e vocês temos coisas em comum: “Vontade de libertar as pessoas da escravidão da cegueira mental criada pela STV.” Felizmente, graças a pessoas como vocês (que partilham a informação com quem quer que a desejar), consegui me libertar da cegueira que me apoquentava há anos. Sem essas pessoas, não sei que rumo minha vida teria.

Minha história como TJ (Resumo)
 
Quando eu ainda era bem novo (talvez aos 9 anitos), minha mãe converteu-se a TJ. E como era de se esperar eu também tinha de seguir o mesmo rumo. Aos 14 ou 15 anos me tornei “publicador não baptizado”, aos 16 me baptizei. Aos 26 me tornei Servo Ministerial. Mas uma coisa confesso: nunca gostei de ser TJ. Sempre tive minhas dúvidas e questões que me levavam a crer que aquela religião não tinha bases para se auto intitular de verdadeira, o pior, a única verdadeira. Minha vida sempre foi uma batalha nos murros da organização. Eu quase funcionava como um robô comandado pelos meus pais: me tornei publicador, porque eles queriam; me baptizei, porque eles queriam; tentava ser zeloso, porque eles queriam. Em fim, tudo (ou boa parte do que fazia) era para agradar a eles. Quando cresci, cresceu também o número de pessoas a quem tinha de agradar: os meus amigos TJs, os "irmãos" que tanto me admiravam. Chegou uma altura que eu sentia que estava a suportar a alegria de muitos.
 
A desilusão
 
Nos finais de 2007 comecei a pesquisar sobre as Testemunhas de Jeová (na net, claro) e não demorou para as minhas dúvidas ficarem esclarecidas: Afinal de facto estava a ser enganado! Li o “Crise” e no final a desilusão se apoderou de mim. O que teria de fazer então? Abandonar tudo? Acho que não! Que impactos teria em mim essa mudança brusca? Não! Não devia abandonar, afinal ainda não me identificava com a nova realidade. As bases para refutar tudo o que aprendi durante mais de 15 anos ainda não as possuía. Mas será que o que acabava de descobrir era verdade? Bom, eu me dei tempo de fazer uma análise independente. Comecei por ler a bíblia da ponta a ponta, duas vezes em menos de 9 meses. O objectivo era encontrar algo que provasse que de facto fui iludido. Da minha leitura da bíblia, mais aquilo que eu lia em blogues de pessoas comprometidas com a verdade, formei as minhas próprias bases para me virar contra a organização, alias, para me livrar dela.
 

Nos princípios de 2008 eu já estava +/- claro e estava a estudar a melhor maneira de eu largar tudo. Mas eu não podia simplesmente abandonar, senão seria confundido com tantos outros que abandonam a organização por “motivos fúteis”. Eu queria deixar muita curiosidade (nos irmãos) com a minha saída. Felizmente nesse período fui nomeado como “Servo ministerial” e estava nas minhas mãos todo o material para impressionar as pessoas para depois dar o “golpe”. Dito e feito. Aproveitei-me do meu novo cargo para impressionar todo o mundo: com os discursos (que na maioria das vezes se confundiam com discursos de superintendentes viajantes), comentários muito construtivos (mesmo sabendo que a maioria do que eu comentava era mentira), zelo no campo, sorrisos aqui e sorrisos ali. Ao fim de um ano eu já era considerado o pilar da congregação. E a admiração que as pessoas tinham por mim era notável. Pronto, o solo já estava fértil. Mas e depois? Bom, depois tinha de abandonar tudo! Sim, mas e depois? Depois muitos iriam questionar os “porquês” de eu ter abandonado a organização. Afinal eu era muito zeloso e não tinha “mancha do mundo”. Sim, mas, e depois? Afinal depois de abandonar ninguém mais iria querer saber de mim. Logo, não teria como fazer entender a multidão dos meus amigos os motivos que fizeram com que eu me afastasse do “caminho da vida”. É verdade! Mas, e se eu fizesse um livro?! Talvez ele poderia falar por mim mesmo depois de eu ter abandonado. Isso fazia sentido! Então me dei tempo de documentar os motivos do meu afastamento. Nos princípios deste ano (2009) me empenhei em fazer esse documento o qual decidi intitular: “Por que deixei de ser membro da ‘única’ religião ‘verdadeira’”. Em Agosto a obra já estava pronta e eu já tinha o passaporte para me livrar da STV. No dia 2 de Setembro enviei uma carta ao superintendente presidente pedindo uma reunião com todos os anciãos. No dia 6 de Setembro houve a tal reunião e eu me despedi deles. E lhes informei que os motivos da minha dissidência estavam documentados no livro que com eles deixei. E prontos! Foi bastante chocante para eles. E no dia 11 de Setembro viria a ser triste para toda a congregação pois foi nesta data que a minha dissociação (a primeira na minha congregação) foi anunciada. No final da reunião foram seleccionados alguns irmãos e foram severamente instruídos a não ler o meu livro, e para os que já o possuíam, o conselho foi de eles queimá-lo. Já havia entregado o livro a alguns amigos e ninguém se interessou em queimá-lo e acredito que pessoas inteligentes ficarão mais curiosas e procurarão o livro. No dia seguinte mandei uma mensagem (aos anciãos) com este texto: “Por favor não queimem o meu livro. Lembrem-se de que a verdade não teme a mentira”. E de certeza eles ficaram "sem boca"; nem me responderam. Tenho esperança de que o livro vai livrar muitos dos grilhões da STV. Os que já folhearam o livro disseram-me o conteúdo faz muito sentido

Por - Jorge Paulino Boane

11 comentários:

Alonso disse...

Eu te agradeço profundamente por essa obra. Sou ateu, porém não cheguei a conhecer nenhuma religião profundamente, apenas as testemunhas de Jeová. Designo-me ateu apenas por nao ter fé o suficiente para afirmar uma crença.
Um grande abraço de um admirador brasileiro e serei grato pelo resto da vida por ter me dado o que precisava neste livro. Muito obrigado!

Sergio Carvalho disse...

Caro Alonso,

Talvez você seja "agnóstico" (termo usado para pessoas que não tem certeaza da existência de Deus,ou seja, nem afirmam que existe ou que não existe). Por outro lado, o ateu é aquele que afirma peremptoriamente que não existe Deus.
No meu caso eu fui durante muito tempo "teísta" ou "deísta", ou seja, acreditava em Deus mas não tinha religião. Hoje me considero cristão apesar de não pertencer e nem frequentar nenhuma igreja.
Estou enviando essa mensagem apenas para esclarecer esses termos que muitas pessoas confundem.
Que Deus te abençoe, mesmo que você acredite ou não.
Um abraço.

Apóstolo TDS disse...

Muito bom. Quem sabe um dia eu também imite a fé do irmão.


Apóstolo TDS

Unknown disse...

Muito bom ler o seu blog, e quero dizer que vc foi mto corajoso de ter se dissociado da seita W.T. Eu fiz o mesmo no inicio de 2009, pois eu nao concordava com algumas regras destes fariseu, mas depois de um tempo eu ainda tentei ir as reunioes induzida pela lavagem celebral, tinha mto medo do armagedom...e na reuniao que eles fizeram comigo antes da minha dissociaçao eles me disseram que jeova nao iria ouvir mais a minha oracao pois eu estava dando as minhas costa pra ele com a dissociacao, eu estava dizendo a ele que eu nao queria mais a protecao dele.isso pesou mto na minha consiencia!!! Mas logo eu me mudei pro Canada e comecei ler blogs e li tbm o livro crise de consiencia, foi tdo o que eu precisava...enfim eu nao condeno ninguem que se diz ateu depois de deixar essa diabolica organizacao, ela e culpada disso, pela lavagem celebral que ela faz nos seus membros! Mas o PAI celestial existe e ele e marsvilhoso e amoroso tanto sem comparacao pois deu o seu filho pra nos salvar...YAHSHUA é o caminho pra nossa salvacao, ele nunca deisse em parte alguma da biblia que iria ter uma religiao que iria salvar a humanidade, mas ele disse : EU SOU O CAMINHO A VDD E A VIDA, NINGUEM VEM AO PAI SENAO PELO MEU INTERMEDIO! O corpo governante tem tomado o lugar do messias e diz que essa e a religiao vdd e que atravez deles os ungidos e que herdaremos o paraiso...MENTIROSOS IMPOSTORES ELES SAO GOVERNADOS POR SATANAS ISSO SIM! Leiam a biblia e coloquem sua fè no salvador YAHUSHUA, pois tdo aquele que invocar o seu nome sera salvo... creem no PAI ele e maravilhoso, meditem na criacao do ser humano em 9 meses de formacao na natureza e na beleza ds flores, tdo isso foi feito pra nos e pelo o ETERNO CELESTIAL PAI... outra coisa o nome jeova é falso o unico nome que temos certeza que e o nome de nksso PAI escrito na biblia e YAH nunca foi jeova, facam pesquisa como diz proverbios cassem tesouros na palavra de nosso PAI, e ele vai revelhar as suas maravilhas eu sou prova disso! Abraços fraternal meus amados irmaos.

Anónimo disse...

infelizmente não encontro forças para deixar a "Organização, apesar de
já ter descoberto Grandes falhas na mesma.

Anónimo disse...

Me chamo Melissa Lins e estou perplexa com o que estou descobrindo sobre as TJS e , se existisse uma maneira bem apropriada deixaria esse Labirinto de dúvidas em que me meti há dezoito anos atrás, me ajudem!

Anónimo disse...

Infelizmente não é facil deixar essa organização, e o pior de tudo é que pra fazer minha família feliz, me sacrifico fingindo que sou feliz tambem. mas
Deus sabe que pra mim assistir todas as reuniões das TJS se tornou pra mim um grande tormento!

Anónimo disse...

Já faz muito tempo que vivo buscando uma saída pra abandonar esta organização e
admiro muito quem consegue se desvencilhar desses grilhões que é a religião dos TJS à qual pertenço ainda, obrigada por ter feito este blog e por nos dar a oportunidade de comentar.

Adm disse...

"A única religião verdadeira"
Posso apontar não menos que 10 equívocos a esta igreja que se soma com algumas outras fanáticas e radicais , a que contribuem mais em afastar pessoas do cristianismo do que incluir.
O propósito aqui não seria contrariar essa religião se a mesma não o fizesse tão vigorosamente contra as demais, entoando serem os únicos seguidores da santidade, inclusive rigozijando-se em saber que outros serão condenados por não segui-los....
É deveras muito cristão isso, não é?
Jesus cristo deve amar esse tipo de atitude.
Comecamos por:
Soberba-
Se consideram os absolutos da verdade, assim como seu fundador se atreveu a afirmar que havia deavendado o dia final, desconsiderando que o próprio jesus disse que ninguém sabe sobre isso a não ser o pai.
Imagino aqui que o fundador estava acima de jesus, porém errou todas as vezes vindo a falecer desolado, porém seus sucessores seguiram o costume e também erraram todas.
Prepotência-
Afirmam que quem questiona não pode ser um seguidor, quem contraopina é o mal obrando, seus erros são ocultados dentro do sistema e assim como a maçonaria, são uma organização que se integram em apoio mútuo. Onde esta o erro? Veja bem, por adotarem o sistema de organização e óbvio que levaram vantagens sobre outros e certamente alcancaram postos altos na sociedade, indicando, apadrinhando, apoiando.
Um exemplo percebido fora a respeito de trabalhos que estavam a gerência de um testemunha , porém, os valores a serem pagos seriam repassados a outros sócios, só que com o esquema de favorecimento, a testemunha buscava entre os seus sem se importar sobre os custos serem maiores que outros concorrentes......É o mesmo esquema usado por nossos queridos políticos.
-segregação-
Alegam ser cristãos, porém são separatistas quanto a outras religiões não permitindo que pessoas foraml do núcleo participem de suas rotinas e acontecimentos , evitando -os como se outros cristãos fossem feiticeiros, assassinos ou obradores típicos do mal.....mas esquecem que o filho perfeito do pai nunca fizera tal coisa, ao contrário, afirmava ser necessário a gentileza , tolerância , bondade e compreensão aos iníquos.....conquista los com amizade e sentimento de pena e carinho.....
Quanto distante estava cristo, não?
Arrogância-
Esbravejam ser os únicos conhecedores de toda a verdade bíblica, como se DEUS algum momento tivesse dito que tudo o que ele pensa ou fará esta na bíblia.
Ali esta apenas o necessário para que nos tornemos boas pessoas, mas aí vem os sabedores e dizem impossível ser a moradia pós morte com o pai nos céus, que somos criaturas que morrem, e assim continuam.....mortas, até que no dia final, Jesus chama e somente os justos sairam dos túmulos, como num clipe triller de maicon jacson.
Atestam ser impossível existirmos como criaturas espirituais, pois tudo que somos é carne, e sem carne não pensamos nem sentimos, mas trazer sua carne do pó do túmulo a muito degenerado pela terra e por microorganismos.......sim, para Jesus ISTO é possível.
Agora note que com essa crença de que não existe o inferno, apenas existe a morte para aqueles que não são bons (ou testemunhas não é?) , aqueles com tendência suicida encontraram um prato farto não é? Imagina......Você pode se matar a vontade que não encontrará a verdade após isso.....ninguém vai te mostrar seus erros, sofrimentos que causou, arrependimentos que deveria ter tido e o carinho e amargura que deixara para os outros com o ato.
Os suicidas apoiam com certeza!

Adm disse...

Homicídio-
A crença estranha na não transfusão de sangue por interpretarem que não devem aceitar sangue de outros como se nosso sangue fosse de aliens ou demônios levaram muitos a morte por nada, e tudo porque DEUS ordenou que não se COMESSE sangue aquela época, mas o fanatismo cego e desnorteado não consegue compreender que o que queria que fosse evitado, seria uma tendência um tanto animalesca em ingerir o sangue, até porque como na maioria das vezes, tudo o que DEUS ordena é para a saúde e o bem, como sobrena carne de porco certamente sabido por todos hoje como sendo altamente infeciosa.
Ah sim
Me parece que a carne suína. ......eles comem!
Aí chegamos hoje rm dias atuais onde é possível a cirurgia sem sangue e vem aqui os quadrúpedes de mente manobrada alegar que não há motivos para mortes.......HOJE talvez não, porém muitos morreram por esse equívoco macabro da bíblia, portanto lembrem-se disso, é o mínimo de respeito que devem por aqueles que morreram por isso!
Anarquia-
Interpretam que quando DEUS disse aos israelitas para não se misturarem a políticas dos povos inimigos, entende -se que não deva sequer votar, porém ignoram a quantidade de realizações positivas conquistadas por cristãos na política, conquistas essas que os mesmos usufruem.
Uma delas aconteceu recentemente no brasil quando o pt e cia levaram um projeto a câmara para que fosse retirado da bíblia os textos que seria considerados homofóbicos pelo grupo glbt, o qua fala do 'com homem não deitarás como se fosse mulher, abominação é", estas entre outras inúmeras conquistas foram edificadas por religiosos que não temem sofrer a tentação do poder e da política. .....sobem lá para FAZER a diferença, e não ficar em seus cantinhos protegidos pelas leis, por policiais e pelo exército, manobrando suas esquemas de protecionismo e vantagens entre si como organizações e condenando a morte solitária os que fazem o trabalho pesado.......É deprimente tentar enxergar tal discernimento!
Aliás, os mesmos brandam com orgulho que foram os únicos que ousaram questionar hitler por não votarem, mas não enxergam que talvez se tivessem votado e CONTRA, se tivessem feito o trabalho cristão não apoiando o mal, o maldito tirano não tivesse chegado ao poder.....
Mas não, por não terem votado contra o sujeito errando uma vez assim, erraram duas vezes causando por isso a morte de milhares por motivos puramente ideológicos de um fundador anarquista.
Óbvio que a há os podres na coisa , mas sr alienar como santos não procurando fazer a diferença como representantes do bem, apenas usufruindo do que os outros dão a cara aos tapas e abrem a camisa para a tentação, não faz deles melhores que nós.

Adm disse...

Avareza-
Tenho por mim ser esta a grande razão de alguém se alienar numa doutrina como esta, pois que a maioria dos testemunhas que conheço ou ouço dizer, são incapazes de doar 2 reais a um morador de rua, assim como fazem contas de centavos.
Este amor exacerbado pelo dinheiro faz com que vejam as religiões que usam o dízimo como prostitutas, se esquecendo que Jesus Cristo pregou contra o amor a isso, incentivando até a doarem para os necessitados.
É certo que há pastores que se enriquecem as custas disso, mas o qie foi dito é que a esses injustos os céus cobraram,a sua parte seja feita para as obras de igrejas que levaram o evangelho a toda terra.
Caso não suporte ser dizimista, é possível reunir grupos de estudantes da bíblia sem vínculo a nenhuma igreja, assim como praticar o cristianismo pela internet como estamos fazendo.
Também há igrejas que como as testemunhas de Jeová , não fazem uso do dízimo, apenas das ofertas, a católica , a ortodoxa, anglicana são exemplos que usam mais de ofertas como os tj.
Vale lembrar que apesar de usarem só as ofertas, os mesmos exigem o trabalho voluntário, o que acaba dando no mesmo a não ser é claro.......para os espertos que deixam que os inocentes iniciantes façam o trabalho pesado.....aquela velha história do privilegiado ficarna sombra e água fresca enquanto os menores se arrebentam. .......sim, existe em TODAS as esferas e organizações!
Estes são apenas uns dos erros, equívocos ou pecados percebidos pelos que não se permitem ser feitos como burros de arado, ser guiados cegamente por conclusões de homens( ha sim, estava.me esquecendo, mulheres por lá nuna podem ter os cargos elevados.....),até porque como me fora dito por um ancião dos testemunhas, se você questiona, não pode ser da igreja. ......Você tem que ACEITAR sem pestanejar de forma alguma.
Este horror de tentativa de lavagem cerebral me fez vir aqui citar apenas algumas de tantas alienações que os mesmos praticam , a grande maioria , coitados. ....por serem preguiçosos de procurar se informar sobre esta igreja, ou por terem a mente hipnotizada a pensar que se questionar , estará se condenando ou por ser mesquinho mesmo em não aceitar de forma alguma ser dizimista de outra igreja.
E antes que me esqueça ja que os mesmos me dizem que se eu NÃO falar o nome JEOVÁ , estou condenado a morte. ......
JEOVÁ como fora dito pelo criador, significava " aquele a que tudo pode" ou " aquele que é sobre todos", logo, por aqui o correto seria chama- lo assim:
"Sou testemunha daquele que está sobre tudo e todos" , ou seja......o todo poderoso ou........DEUS!!!!!!
Amem a DEUS e ao próximo, amem o bem, a justiça, a piedade, o perdão, a paz........isso é TUDO!