sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O JOIO, O TRIGO E ATJ - Parte I



Poucas pessoas voltam a sua visão, de uma maneira escrutinadora, para a ilustração de Jesus sobre o joio e o trigo. Para as Testemunhas de Jeová, tal passagem bíblica simplesmente fala sobre a restauração da adoração verdadeira, que elas consideram ser a sua. Mas o facto real é tão simples assim? Façamos uma breve análise do assunto.

Mateus 13:24-30

24 Apresentou-lhes outra ilustração, dizendo: “O reino dos céus tem-se tornado semelhante a um homem que semeou excelente semente no seu campo. 25 Enquanto os homens dormiam, veio seu inimigo e semeou por cima joio entre o trigo, e foi embora. 26 Quando a lâmina cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. 27 Vieram assim os escravos do dono de casa e disseram-lhe: ‘Amo, não semeaste excelente semente no teu campo? Donde lhe veio então o joio?’ 28 Disse-lhes ele: ‘Um inimigo, um homem, fez isso.’ Disseram-lhe: ‘Queres, pois, que vamos e o reunamos?’ 29 Ele disse: ‘Não; para que não aconteça que, ao reunirdes o joio, desarraigueis também com ele o trigo. 30 Deixai ambos crescer juntos até a colheita; e na época da colheita direi aos ceifeiros: Reuni primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado, depois ide ajuntar o trigo ao meu celeiro.’”


Jesus explicaca a passagem acima, nos versiculos 36-43:

Mateus 13:36-43

36 Despedindo então as multidões, entrou na casa. E vieram a ele os seus discípulos e disseram: “Explica-nos a ilustração do joio no campo.” 37 Em resposta, ele disse: “O semeador da semente excelente é o Filho do homem; 38 o campo é o mundo; quanto à semente excelente, estes são os filhos do reino; mas o joio são os filhos do iníquo, 39 e
o inimigo que o semeou é o Diabo. A colheita é a terminação dum sistema de coisas e os ceifeiros são os anjos. 40 Portanto, assim como o joio é reunido e queimado no fogo, assim será na terminação do sistema de coisas. 41 O Filho do homem enviará os seus anjos, e estes reunirão dentre o seu reino todas as coisas que causam tropeço e os que fazem o que é contra a lei, 42 e lançá-los-ão na fornalha ardente. Ali é que haverá o [seu] choro e o ranger de [seus] dentes. 43 Naquele tempo, os justos brilharão tão claramente como o sol, no reino de seu Pai. Escute aquele que tem ouvidos.


Nessa transcrição pudemos acompanhar as palavras de Cristo sobre a parábola. Agora passemos a uma consideração mais minuciosa.

Detalhando o assunto, fica assim:

Semeador = Jesus
Semente excelente (trigo) = filhos do reino
Inimigo = Diabo
Semente ruim (joio) = filhos do iníquo
Colheita = O fim “dum sistema de coisas”
Ceifeiros = Anjos
Campo = mundo




Como se pode ver ao ler a parábola, Jesus semearia a palavra da verdade, o trigo. O inimigo viria durante a noite – tempo de escuridão espiritual – e semearia joio, os que desviariam a verdade. Jesus permitiria que ambos crescessem juntos até a colheita, quando os dois se distinguem. Aqui entram duas questões-chave.
 
 1º) O que seria a colheita?

Segundo Jesus a colheita seria o ajuntamento dos filhos do reino e a destruição dos filhos do iníquo  

2º) Quando isso ocorreria?

Deixemos Jesus falar:

Mateus 13:39b
A colheita é a terminação dum sistema de coisas e os ceifeiros são os anjos.

É interessante notar que o joio e o trigo conviveriam misturados até o final. Os anjos fariam a ceifa, e a colheita seria primeiramente a do joio. Notem:

 Mateus 13:41,42 
O Filho do homem enviará os seus anjos, e estes reunirão dentre o seu reino todas as coisas que causam tropeço e os que fazem o que é contra a lei, e lançá-los-ão na fornalha ardente.


Agora façamos uma breve análise de raciocínio lógico:

1º) Se o joio e o trigo permaneceriam juntos até Jesus enviar os ceifeiros [anjos] para ceifar os imprestáveis, não poderia haver NENHUMA religião com todos os “TRIGOS” – filhos do reino –, pois estaria indo contra a própria palavra de Cristo. Certo? 

2º) Quem faria a colheita seriam os anjos e não a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. E a colheita só se daria no final, depois da destruição dos iníquos “joios”. Portanto, é de se entender que Jesus destruiria os filhos do iníquo antes de ajuntas os jubilosos filhos do reino. – Mateus. 13:41

Esses dois raciocínios deixam mais que claro que não existe hoje nenhuma religião que possa ser considerada “A” verdadeira. Os ‘trigos’ ainda estão espalhados pelos quatro cantos do mundo. Jesus ainda irá fazer a colheita, e quem colherá serão os anjos, e mais uma vez frisando: o joio primeiro, depois o trigo.

Durante séculos e séculos vários cristãos serviram a Deus em espírito e verdade, mesmo não tendo uma organização para se apegar, um Corpo Governante para obedecer ou um escravo para seguir. Deus aceita a adoração de uma pessoa que não esteja submissa a uma organização, mas que se esforça em servir ao Senhor sem mancha e de maneira verdadeira. Será que William Tyndale com suas crenças seria admitido pela ATJ(Associação TJ)? Não, ele seria desassociado por apostasia, mas mesmo assim ela o cita, nas suas publicações, como um verdadeiro servo de Deus! 

Mesmo com tudo isso pesando contra ela a Torre ainda sim se coloca como responsável pela colheita, indo totalmente contra a palavra de Cristo. No antigo cancioneiro, utilizado até 2009, há um cântico que reflete bem o ponto de vista da ATJ sobre o assunto. Vejamos a primeira estrofe do cântico.

Cântico 211 – Trabalhadores Jubilosos na Colheita
(Mateus 9:37,38)
4º Estrofe:

Avisa o Dono aos servos: O grão atingiu madurez.
Estão muito brancos os campos, a ceifa requer rapidez.
Até o final da colheita, esforços não vamos medir.
A safra precisa de todos nós, com júbilo vamos servir.

Não podemos deixar de notar, no decorrer do cântico a tentativa de unir a parábola do joio e do trigo com as palavras de Jesus em Mateus 9:37,38. Mas será que ambas são a mesma coisa?

Mateus 9:37,38.
Ele disse então aos seus discípulos: “Sim, a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos.  Por isso, rogai ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita.”
                 
Ao analisarmos o contexto da situação podemos ver que Jesus se referia à pregação naquela época e não há uma época futura onde o joio já estaria misturado com o trigo. Como podemos observar na ilustração de Jesus, o campo já estava branco para a colheita. Seria uma colheita entre os daquela época, e não uma futura. Sobre esses textos o “Popular Commentary of the Bible” do Ph. D Paul E.Kretzmann diz algo muito interessante que será exposto na parte dois do artigo O JOIO, O TRIGO E ATJ – parte II.