quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Testemunhas de Jeová são ou não desencorajadas a cursar a faculdade

Na Revista Sábado de 22 a 28 de Novembro foi lançada uma revista que revelou muitos aspetos negativos das Testemunhas de Jeová. O terceiro ponto da capa chamava à atenção para o facto das Testemunhas de Jeová não encorajarem os jovens a cursar a faculdade bem como muito não aceitarem promoções nos seus empregos ou empregos melhores para não porém em causa a vida religiosa que eles têm.

Muitas Testemunhas de Jeová depois de lerem o artigo ou simplesmente por ler este ponto da capa sem lerem o artigo disseram que era mentira. Escreveram no facebook que aquela acusação mostrava falta de conhecimento por parte da Jornalista sobre as Testemunhas de Jeová.

Agora será que é realmente mentira ou é verdade como exponha a jornalista no artigo da revista em questão? Vejamos o que diz a revista sobre este aspeto.

Bem parece que segundo a pessoas entrevistadas a faculdade é mesmo desencorajada  e outros não aceitam bons empregos para não perturbar a sua vida espiritual.
Mas como dito acima dezenas de Testemunhas de Jeová dizem que é mentira.

Bem vejamos o que dizem as publicações da Organização das Testemunhas de Jeová.

*  "Os Congressos de Distrito de 2005 marcaram o reinício de um discurso mais duro contra os "perigos" do Ensino Superior. Artigos recentes na sua revista A Sentinela vêm reforçar essa ideia. (A Sentinela de 1/10/2005, pág. 26-9; de 15/10/2005, pág. 3-7) Os jovens Testemunhas baptizados deveriam usar sua energia para se empenhar nas atividades congregacionais. São incentivados a iniciar o Serviço de Pioneiro por Tempo Integral após conclusão do Ensino Médio [ Ensino Secundário ]. Há também bastante incentivo para que os homens jovens ingressem no Serviço de Betel. (Despertai! de 7/2006, pág. 23-5; Nosso Ministério do Reino de 1/2008)
Em 22 de Maio de 2005, Gerrit Losch, membro do Corpo Governante, fez a seguinte declaração em uma assembleia especial na cidade de Monza, Itália: "Entrar numa faculdade é o mesmo que apontar uma arma para a sua própria cabeça." Ele conclui sua analogia da seguinte forma: "... alguns sobrevivem à faculdade. Mas Você [ que fez faculdade ] recomendaria isso a outros? Em vez de se perseguir uma Educação Superior a pessoa deveria crescer no conhecimento de Jeová. E a melhor maneira de começar é ler a Bíblia todos os dias." Para assistir na íntegra a esse trecho do discurso clique .
"Muito embora as jovens Testemunhas interessem-se por boa educação, elas não vão em busca do estudo com a intenção de obter prestígio e proeminência ... Assim, elas preferem cursos que sejam úteis para seu sustento no mundo moderno. Desse modo, muitos fazem cursos vocacionais ou frequentam escolas vocacionais. Ao deixarem a Escola, eles desejam arranjar trabalho que lhes permita se concentrarem em sua principal vocação, o ministério cristão." (A Escola e as Testemunhas de Jeová, 1983, pág. 5) "... até onde deveriam ir com a educação secular? Dificilmente seria consistente para tais jovens, de escolha própria, procurar estudos seculares extensivos além daquele que é requerido pela Lei e por seus pais ... anos adicionais de universidade podem apresentar armadilhas." (A Sentinela de 1/9/1975, pág. 543, ed. inglês)
"Muitas escolas agora têm conselheiros dos estudantes que encorajam uma pessoa a buscar educação superior depois do ensino médio, a buscar uma carreira com um futuro neste sistema de coisas. Não seja influenciado por eles. Não deixe que eles lhe façam uma "lavagem ao cérebro" com a propaganda do Diabo para se destacar, para fazer algo de si mesmo neste mundo. Resta muito pouco tempo a este mundo! Qualquer "futuro" que este mundo ofereça não é futuro! Sabiamente, então, deixe a Palavra de Deus influenciá-lo em seleccionar um rumo que resultará na sua proteção e bênção. Tome como seu objetivo o Serviço de Pioneiro, o ministério de tempo integral, com a possibilidade de ingressar no Serviço de Betel ou Serviço Missionário. Essa é uma vida que oferece um futuro eterno!" (A Sentinela de 15/3/1969, pág. 171, ed. inglês)
"Assim, por afastar seus filhos da assim chamada Educação Superior de hoje, estes pais poupam seus filhos de serem expostos a uma crescente atmosfera de desmoralização e, ao mesmo tempo, preparam-nos para a vida no novo sistema." (Despertai! de 8/6/1967, pág. 25, ed. inglês) "Em vista do curto tempo que resta, a decisão de buscar uma carreira neste sistema de coisas não só é tola, mas extremamente perigosa ... A muitos jovens irmãos e irmãs foram ofertados bolsas de estudo ou empregos altamente rentáveis. Entretanto, eles recusaram e puseram os interesses espirituais primeiro [lugar]." (Nosso do Ministério do Reino de 6/1969, pág. 3, ed. inglês)
"Se Você é um jovem, Você também tem de encarar o fato de que Você jamais envelhecerá neste sistema de coisas ... Caso esteja no nível médio e pensando na Universidade, isto implica em, pelo menos, quatro, talvez seis ou oito anos para graduar-se em uma carreira especializada. Mas como estará este sistema de coisas por essa época? Estará bem no rumo de seu fim, se é que já não tenha se acabado! ... O que é realmente prático, preparar-se para uma posição neste mundo que logo desaparecerá? Ou trabalhar para sobreviver ao fim deste sistema ... ?" (Despertai! de 22/5/1969, pág. 15, ed. inglês) As expetativas ensinadas para 1975 fracassaram. Estamos em 2010 .."

Estas são as orientações para as Tesmunhas de Jeová no que diz respeito à faculdade...

Que dizer de muitos não aceitarem as tais promoções. Abaixo irão ser colocados dois exemplos de muitos existentes, mais uma vez nas publicações da Testemunhas de Jeová

Sentinela 15/5/2011 par. 5

Que belos resultados podem ser colhidos quando os filhos são treinados a manter um olho singelo! Veja o caso de uma adolescente na Etiópia. Ela se saiu tão bem na escola que, depois de terminar o ensino básico, lhe foi oferecida uma bolsa de estudos para o ensino superior. Por ter seu olho focalizado em servir a Jeová, porém, ela não aceitou a oferta. ...  Ela não precisou consultar os pais para recusar o emprego. O que os pais acharam da atitude da filha? Ficaram felizes e lhe disseram o quanto se orgulhavam dela. 
Sentinela 15/8/1985 pag. 20 § 15 
Hoje em dia, alguns jovens cristãos que estão livres de pesadas responsabilidades bíblicas buscaram uma educação superior ou empregos de tempo integral de elevados ordenados, em vez de fazer do ministério cristão a sua carreira. Um destes estava ansiosamente esperando tal emprego. Entretanto, antes de começar a trabalhar, aceitou o convite de trabalhar junto com um casal de pioneiros no serviço de campo durante todo um verão. Ele gostou muito disso. Em resultado, sacrificou aquele cobiçado emprego de tempo integral e tomou um emprego de meio período, menos interessante, para poder ser pioneiro. Com esse mesmo espírito, similar ao de Timóteo, ele serve agora na sede mundial das Testemunhas de Jeová. A disposição de fazer sacrifícios evidencia genuíno amor, e os sacrifícios aprofundam esse amor, conforme ele descobriu.

E por ultimo vou colocar um discurso num congresso onde um memnbro do Corpo Governante desaconselha a universidade.

Depois de tudo isto, como podem as Testemunhas de Jeová afirmar que o que a revista revelou é mentira!!!  

* Retirado da Wiki

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade! Sou prova viva de que tive que me casar para continuar meus estudos. Queria uma boa carreira, mas minha maãe que pertence a esta seita dizia que eu teria que fazer unhas ou ocupar cargos modestos!!! Vazei de casa!!!! Nunca mais voltarei!!!