quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Testemunhas de Jeová e a questão do sangue - Parte III

Hemoglobina artificial

Em 2006, as suas publicações informam ser permitido - já desde 2000 - o uso de transportadores de oxigénio à base de hemoglobina. (Despertai! de 8/2006, pág. 11) Antes disso, o uso de alimentos fortificados com hemoglobina extraída de sangue bovino era motivo de séria preocupação. (A Sentinela de 15/10/1992, pág. 30-1; Nosso Ministério do Reino de 11/1996).
O Hemopure já havia sido usado num paciente Testemunha em 2000, conforme noticiado no jornal Sacramento Bee de 24/9/2000. Este fato foi alvo de críticas por parte da advogada Lerry Louderback-Wood no artigo "Jehovah's Witnesses, Blood Transfusion and the Tort of Misrepresentation" no Journal of Church and State, Vol. 47, Outono 2005.

Usando técnicas de engenharia genética, pesquisadores criaram uma hemoglobina artificial, avançando na direção de uma molécula transportadora de oxigënio. Diferentes tipos de hemoglobina artificial poderão vir a ser desenvolvidas. A descoberta foi reportada na edição de 11/2/2000 da revista Biochemistry (Bioquímica). O Hemopure foi aprovado para uso humano na África do Sul, em 10/4/2001. Em Outubro de 2002, as autoridades norte-americanas US Food and Drug Administration (FDA) aprovou o seu uso.


Conclusão

* Em 21 de Setembro de 1995, a Comissão Europeia dos Direitos Humanos publicou um relatório sobre um acordo que a Associação Cristã das Testemunhas de Jeová (ATCJ) da Bulgária fez com o Governo da Bulgária. "A respeito do alegado envolvimento de crianças, a associação requerente declara que crianças não se podem tornar membros da associação [um jogo de palavras do Departamento Legal; isto quer dizer da ATCJ da Bulgária ou das suas associações regionais], mas apenas podem participar, junto com os pais, nas actividades religiosas da comunidade [na congregação local como publicadores de congregação e podem se qualificar para Baptismo]."

A respeito da recusa das transfusões de sangue, a ATCJ da Bulgária declarou que não existem sanções religiosas para uma Testemunha de Jeová que escolha aceitar uma transfusão de sangue [Nota: a afirmação é de 1995, mas só deixou de ser passível de acção judicativa em 2000] e que, portanto, o fato de sua doutrina religiosa ser contra as transfusões de sangue não representa uma ameaça à "saúde pública". Afirma ainda que "os pacientes Testemunhas de Jeová recorrendo sistematicamente a tratamentos médicos para si mesmos e para os seus filhos, fá-lo-ão usando de seu próprio livre arbítrio, sem nenhum controlo e sanção por parte da requerente". (Relatório da Comissão Europeia dos Direitos Humanos, Requerimento n.º 28626/95, ACTJ Bulgária vs. Bulgária, de 9/3/1995, Parte II, pág. 4, §17)

"Em acordo com o novo entendimento, Dr. Raul Josefino, advogado da Associação das Testemunhas de Jeová em Portugal, reafirmou: "No limite, a liberdade de receber sangue é uma opção da Testemunha. Ela pode consentir e recebê-lo sem sofrer qualquer tipo de recriminação"." (Jornal Público de 17/12/1999, na sessão Sociedade)"

Testemunhas de Jeová e a questão do sangue - Parte I

Testemunhas de Jeová e a questão do sangue - Parte II

* Extraído do site: ENCICLOPÉDIA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Isso chama-se perjúrio e é considerado crime em todos os países ocidentais.

** A informação para estes três artigos foi gentilmente cedida por ROMEU 

 

7 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite.
Tenho seguido o seu blogue com alguma frequência, e creio que até já escrevi no mesmo. Gostaria de lhe fazer uma pergunta, e como é óbvio, é livre para responder ou não…
Porquê “Escravo da Verdade”? Sou um entusiasta do mundo (aparte) Jeovista e há algum tempo que tento escrever (como sei) sobre ele… Obrigado
Cumprimentos
Justiceiro
WWW.OTALHO.BLOGS.SAPO.PT

Anónimo disse...

Creio que lhe mandei duas mensagens! Justiceiro

César Rodrigues (ellipsis) disse...

Olá justiceiro, Obrigado por visitar meu fórum. Agora respondendo à sua pergunta.Porquê "Escravo da Verdade", Um escravo é alguém que serve a; eu sirvo a verdade ou seja sinto-me como obrigado a falar a verdade sobre a "verdade" que as TJ's dizem ser donas o que na realidade é mentira, porque muitas das suas crenças não passam de uma mentira,mas por meio de uma psicologia tipo lavagem cerebral, O Corpo Governante(CG é o supremo das TJ)consegue interiorizar nos crentes que tudo o que aprendem é a unica verdade. Mas não é e muitos já conseguiram livra-se daquela prisão, infelizmente muitos tentam, mas não conseguem. Eu tento mostrar a verdade sobre a tal "verdade".

Espero ter-me explicado da melhor forma.

Anónimo disse...

Se bem entendi, ainda continua sendo uma Testemunha de Jeová (correcto?). Hoje em dia não se justifica ser escravo do que quer que seja. Você escreve escravo com aspas, por tal motivo é que cheguei a essa conclusão. A interpretação é minha, e como tal pode não ser a mais exacta. Conheço um pouco o mundo das Testemunhas de Jeová, e pelo que sei, opiniões contrárias as suas doutrinas não são bem-vindas e as sanções infringidas pelos seus responsáveis podem ser difíceis de digerir, principalmente para quem tem família dentro da seita. Faz bem em expor as doutrinas sectárias das TJ, mas será que não deveria ir mais longe? Acho a net um pouco limitada no sentido de dar a conhecer qualquer causa. Já alguma vez pensou em dar a conhecer o verdadeiro lado das Testemunhas de Jeová aos média?
PS. Já visitou o meu blog? Esteja á vontade para deixar um comentário.
Boa noite
Justiceiro

César Rodrigues (ellipsis) disse...

Olá Justiticeiro, Sua interpretação sobre a palavra escravo está correctíssima. Sim, ainda sou TJ.Também já pensei em alargar o meu trabalho de dar a conhecer o que é na verdade o verdadeiro mundo TJ, mas como disse acima, ainda sou TJ e devido à familia para já não posso fazer mais do que estou a fazer. Pois não quero expor minha familia, aliás não sei se ela iria aceitar bem este meu ponto de vista.

Sim tenho visitado seu blog, está muito bem orquestado e muito bem escrito. Tem lá um artigo(porque atravessou o frango a rua) que eu achei muito engraçado, até queria lhe pedir a permissão para usar parte dele e coloca-lo num fórum em que participo com a devida Fonte é claro.

Um abraço

Anónimo disse...

Compreendo que seja dificil dizer aquilo que sabe aos seus familiares... Também tenho um amigo meu que foi excluido pelos pais, apenas por agora o considerarem um "apostata".É o que eu chamo de "verdadeiro amor Jeovista". Enfim,uma seita perigosa que deveria ser denunciada...
Esteja à vontade para copiar o que quiser.
Um bom fim de semana.
Justiceiro

Salviano Adão disse...

Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA” que é a palavra de Deus,” e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Será que tem uma seqüência para salvação? Religião salva alguém? O que é pecado contra o próprio corpo? O que é caminho da carne?
O que a bíblia diz sobre: Idolatria, o que a bíblia fala sobre imagens e esculturas? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Crer em Deus é fato! Mas se eu não aceitar Jesus, se eu não confessar Jesus como meu único salvador, mesmo assim serei salvo? Qual é o verdadeiro batismo e a verdade sobre a ceia do Senhor? Quebrando maldição, como assim? Ganhar o mundo inteiro e perde a sua alma? Essas e outras perguntas e resposta você vai encontrar no site. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com “Seja sua bíblia de católico ou de evangélico.” Você pode dizer, eu já estou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II (Pedro cap 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I A Timóteo cap 2 ver5e6) Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e mal. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas... (Deuteronômio cap 30 ver 15 e 16)
Quer saber mais acesse:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
“Seja sua bíblia, de católico ou de evangélico.”