sábado, 19 de novembro de 2011

O que significa amar o próximo


O que significa amar o próximo? É sem dúvida nenhuma uma pergunta muito interessante, mas que pode ter vários contornos. Porém, gostava de fazer esta pergunta de outra forma. Como entendem as Testemunhas de Jeová o amor ao próximo? Bem, vamos deixar elas respondam. Ou melhor vamos deixar o seu Corpo Governante responder como elas entendem o que é o amor ao próximo. Na Sentinela 1/12/2006 página 29 diz assim:
" 19 Jesus disse: “Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.” É normal nos preocuparmos com nós mesmos e termos certa medida de amor-próprio. Se não fosse assim, esse mandamento não faria muito sentido. Não se deve confundir esse tipo correto de amor com o amor egocêntrico mencionado pelo apóstolo Paulo em 2 Timóteo 3:2. Em vez disso, trata-se de um sentimento apropriado de auto-estima. Um erudito bíblico descreveu esse sentimento como “amor-próprio equilibrado, que não é nem narcisista, do tipo ‘eu sou o melhor’, nem masoquista, do tipo ‘eu não presto para nada’”.
20 Amar os outros como a nós mesmos significa que os vemos como gostaríamos de ser vistos e os tratamos como gostaríamos de ser tratados. Jesus disse: “Todas as coisas, portanto, que quereis que os homens vos façam, vós também tendes de fazer do mesmo modo a eles.” (Mateus 7:12) Note que Jesus não disse para ficarmos remoendo o que outros nos fizeram e depois pagarmos na mesma moeda. Em vez disso, devemos pensar em como gostaríamos de ser tratados e então agir de acordo. Observe também que as palavras de Jesus não se limitam a amigos ou a irmãos espirituais. Ele usou a palavra “homens”, talvez para indicar que é assim que devemos agir com todas as pessoas que encontramos.
21 O amor ao próximo nos protegerá contra fazer o que é mau. O apóstolo Paulo escreveu: “O código da lei: ‘Não deves cometer adultério, não deves assassinar, não deves furtar, não deves cobiçar’, e qualquer outro mandamento que haja, está englobado nesta palavra, a saber: ‘Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo.’ O amor não obra o mal para com o próximo.” (Romanos 13:9, 10) O amor nos motivará a procurar maneiras de fazer o bem a outros. Por amarmos nossos semelhantes, demonstramos que também amamos aquele que criou o homem à Sua imagem, Jeová Deus. — Gênesis 1:26."

Reparou como elas responderam? Muito bem, bela resposta, digna de seguidores de Cristo.
Mas amigo leitor você sabe o que são desassociados? Desassociados são aquelas pessoas que porventura fizeram algo que a religião Testemunhas de Jeová condenam. (Eu disse religião, não disse Deus). Por exemplo, se um membro desta religião salvar a vida de seu filho por meio de uma transfusão de sangue, ela é desassociada (expulsa) ou  se ela não concorda com algum ensinamento desta religião e decide abandonar ela é dissociada que é basicamente o mesmo que desassociada, só que saiu por livre vontade.
Será que agora perante uma pessoa expulsa da religião seja ela família (filho, mãe, pai, tio, etc...) ou não o tal amor ao próximo que eles dizem praticar funciona?
Bem, vamos deixar o Soberano Corpo Governante das Testemunhas de Jeová responda novamente. No livro "Mantenha-se no amor de Deus" (Publicado pelas Testemunhas de Jeová em 2008) no apêndice na página 207 diz:
Como devemos tratar uma pessoa desassociada? A Bíblia diz: “Cesseis de ter convivência com qualquer que se chame irmão, que for fornicador, ou ganancioso, ou idólatra, ou injuriador, ou beberrão, ou extorsor, nem sequer comendo com tal homem.” (1 Coríntios 5:11) Com respeito a qualquer pessoa que “não permanece no ensino do Cristo”, lemos: “Nunca o recebais nos vossos lares, nem o cumprimenteis. Pois, quem o cumprimenta é partícipe das suas obras iníquas.” (2 João 9-11) Nós não nos associamos com desassociados, quer para actividades espirituais, quer sociais. A Sentinela de 15 de dezembro de 1981, página 21, disse: “Um simples ‘Oi’ dito a alguém pode ser o primeiro passo para uma conversa ou mesmo para amizade. Queremos dar este primeiro passo com alguém desassociado?”
É realmente necessário evitar todo e qualquer contacto com a pessoa? Sim, por várias razões. Primeiro, é uma questão de lealdade a Deus e à sua Palavra. Obedecemos a Jeová não apenas quando é conveniente, mas também quando envolve grandes desafios. O amor a Deus nos motiva a obedecer todos os seus mandamentos, reconhecendo que ele é justo e amoroso, e que suas leis visam o bem dos que o servem. (Isaías 48:17; 1 João 5:3) Segundo, cortar o contacto com o pecador não-arrependido evita que nós e a congregação sejamos corrompidos em sentido espiritual e moral, e preserva a boa reputação da congregação. (1 Coríntios 5:6, 7) Terceiro, nossa firme posição a favor dos princípios bíblicos pode até mesmo beneficiar o desassociado. Por apoiarmos a decisão da comissão judicativa, talvez contribuamos para tocar o coração de um pecador que até então não correspondeu aos esforços dos anciãos para ajudá-lo. Perder a preciosa associação com pessoas amadas talvez o ajude a ‘cair em si’, a ver a seriedade de seu erro e a tomar os passos necessários para retornar a Jeová. — Lucas 15:17.

Que bonito!!!!?  Primeiro quando abordam o amor ao próximo dizem: "... Observe também que as palavras de Jesus não se limitam a amigos ou a irmãos espirituais. Ele usou a palavra “homens”, talvez para indicar que é assim que devemos agir com todas as pessoas que encontramos.
Por amarmos nossos semelhantes, demonstramos que também amamos aquele que criou o homem à Sua imagem, Jeová Deus." 
Reparou? TODAS as pessoas... Bem, afinal não são TODAS as pessoas, mas quase TODAS. Menos aqueles que tentam salvar a vida dos seus por meio de uma transfusão de sangue ou que deixam de concordar com os seus ensinos. Não sei se o leitor reparou, mas os desassociados para TJ deixam de ser pessoas. Exactamente, repare,... um desassociado não tem direito a um cumprimento como um "olá",o desassociado é completamente abandonado e discriminado. 

Para quem diz que o seu líder é o Senhor Jesus Cristo, estão muito à quem dele. 
Reflete isso o amor de Cristo?
Como Jesus tratava os excluídos e rejeitados do seu tempo?
 Na ilustração do Samaritano que lição podemos aprender como Jesus encarava os considerados apóstatas do seu tempo?
Veja a ilustração: E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.
De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão;
e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.
No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar. 

Refletindo nesta ilustração de Jesus, acha que a atitude das Testemunhas de Jeová para com os desassociados, reflete o amor de cristo, ou o amor ao próximo?
PENSE...


 



Sem comentários: