quarta-feira, 4 de abril de 2012

SERÁ QUE AS ORIGENS REALMENTE IMPORTAM

Por vezes vemos algumas pessoas a se questionarem, porque é que as Testemunhas de Jeová não praticam certas e determinadas datas, tipo aniversário ou mesmo o Natal.

Para obtermos uma resposta, nada melhor que as deixar responder por intermédio das suas publicações.
E no livro "Bíblia ensina" no capitulo 16, pagina 159, parágrafos 11, 12 diz o seguinte:

SERÁ QUE AS ORIGENS REALMENTE IMPORTAM?
11 Alguns concordam que certas festividades, como o Natal, têm origem pagã, mas, mesmo assim, não acham errado celebrá-las. Afinal, a maioria das pessoas não pensa em adoração falsa ao participar delas. Essas ocasiões são também uma oportunidade para as famílias se reunirem. É assim que você pensa? Em caso afirmativo, provavelmente é o amor à família, não o amor à religião falsa, que faz com que lhe pareça difícil tomar posição em favor da adoração verdadeira. Esteja certo de que Jeová, que originou a família, deseja que você tenha um bom relacionamento com seus familiares. (Efésios 3:14, 15) Mas você pode fortalecer tais vínculos de outras maneiras, sem desagradar a Deus. A respeito de qual deve ser o nosso maior interesse, o apóstolo Paulo escreveu: “Persisti em certificar-vos do que é aceitável para o Senhor.” — Efésios 5:10.
12 Talvez você ache que as origens de certas festividades têm pouco a ver com a forma como são celebradas hoje. Será que as origens realmente importam? Sim! Para ilustrar: suponhamos que você visse um doce no lixo. Será que o pegaria para comer? Naturalmente que não, pois ele estaria sujo, ou impuro. Assim como esse doce, certas festividades podem parecer boas, mas têm origem impura. Para tomarmos posição em favor da adoração verdadeira, precisamos ter o mesmo conceito do profeta Isaías, que disse aos adoradores verdadeiros: “Não toqueis em nada impuro.” — Isaías 52:11.




 Bem esta é a forma de pensar das Testemunhas de Jeová. E agora já sabe o porquê que elas não festejam certas datas, pois a origem deve ser sempre  levada em conta.

Agora, será que esta forma de pensar é honesta. Não. E porque não? Não porque, para as Testemunhas de Jeová só interessa a origem quando lhes interessa. Se não vejamos, toda pessoa que já pertenceu a esta seita sabe que quando elas chegam a um salão do reino (igreja) ou a um congresso eles se cumprimentam. Como? Com um aperto de mão. Mas você leitor pergunta. O que tem o aperto de mão ver com o assunto?
Tem tudo, pois se as Testemunhas de Jeová dão tanta importância às origens das coisas, qual é a origem do aperto de mão?

Numa revista que tive acesso está semana de nome "Aventuras na História" trás um artigo sobre a origem do aperto de mão.
 Queira ler. Vou colocar uma imagem abaixo, mas se por acaso tiver dificuldade na leitura clique na imagem e será direccionado para o artigo em PDF.

 O leitor reparou na origem? Exactamente. A origem do aperto de mão é pagã, ou seja, sua origem é impura. Como é que dizia o paragrafo 12 acima no final? "Para tomarmos posição em favor da adoração verdadeira, precisamos ter o mesmo conceito do profeta Isaías, que disse aos adoradores verdadeiros: “Não toqueis em nada impuro.”" — Isaías 52:11.

Tire a agora a sua conclusão....

Nota: Num artigo que coloquei aqui em 2009, mostra outras situações que divido à origem a Testemunhas de Jeová deviam evitar, mas não evitam, porquê? Pode ver AQUI

2 comentários:

Anónimo disse...

Hm... A matéria da revista diz que o registro histórico mais antigo é do Egito. Não diz que se originou de lá. Pode ser de bem antes até.

Rupro disse...

Essa duplicidade de critérios, revela pouca honestidade intelectual.